A PREFEITURA DE SAPUCAIA DO SUL, POR MEIO DA SECRETARIA DE SAÚDE, VIGILÂNCIA AMBIENTAL E SECRETARIA DE OBRAS, CONTINUA EXECUTANDO AÇÕES DE CONTROLE, MONITORAMENTO E CAPTURA DO ESCORPIÃO AMARELO (TITYUS SERRULATUS) NO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Sapucaia do Sul, por meio da secretaria de Saúde, Vigilância Ambiental e secretaria de Obras, continua executando ações de controle, monitoramento e captura do escorpião amarelo (Tityus serrulatus) no município.

Na noite de ontem (25), realizou-se busca ativa no bairro Três Portos. É importante destacar que a forma mais eficaz de controle do escorpião amarelo é a captura, sendo desaconselhado o uso de veneno para evitar a dispersão do animal para outros locais.

Atenção!

Recomendamos aos moradores que evitem o acúmulo de materiais em desuso e entulhos de construção nas residências, como móveis velhos, blocos, telhas e madeiras. O descarte deve ser feito no Ecoponto de nossa cidade, localizado na Rua Monteiro Lobato, 244, Bairro COHAB Casas (Secretaria de Obras).

Além disso:

– Não descarte resíduos em locais irregulares;

– Mantenha residências e pátios limpos, protegendo-se com luvas e calçados durante a limpeza;

– Vede ralos, caixas de gordura e frestas nas paredes;

– Utilize veda-portas e telas;

– Realize a limpeza de verduras ao levá-las para casa;

– Vistorie caixas, madeiras, tijolos e telhas trazidos da rua;

– Afaste móveis das paredes e não deixe calçados expostos na rua;

– Faça o controle de insetos, especialmente baratas.

Em caso de acidente, encaminhe a pessoa com urgência para o Hospital Municipal Getúlio Vargas, que possui o soro antiescorpiônico e está preparado para o atendimento.

O município está capturando escorpiões vivos para enviá-los ao CIT/RS para a produção de soro antiescorpiônico.

Coordenação de Vigilância em Saúde de Sapucaia do Sul:

Rua São Cristóvão, nº 34 – Bairro Freitas

Fones:

(51) 3452-8680

(51) 99281-6933

Anterior TOMADA DE PREÇOS Nº 08/2023 – Contratação de empresa especializada com material e mão de obra para execução da Fabricação e Instalação de Abrigos de Parada de Ônibus